Yudansha

logo iaf
Yudansha significa "aquele que possui a graduação DAN", ou seja é um faixa-preta.

Eis os faixas-pretas formados pelo Instituto Cultural Teruo Nakatani (ITN) e com diploma da Academia Central (Hombu dojo) do Japão.

Santos – (Diretor Técnico do ITN)

Mestre Santos, 77, estatístico, MBA pela Coppead (UFRJ), pratica Aikido desde março de 1973, iniciou com o prof. Martins (Brasília), sob a supervisão do sensei Teruo Nakatani. Já realizou estágios, em Tóquio, no Kobayashi-dojo, um deles como aluno residente. É faixa preta 5o. Dan (godan), registro internacional pela Hombu Dojo, de Tóquio, Japão. Já treinou Aikido em Los Angeles, Lisboa, Buenos Aires, etc. Participa, ativamente, de Seminários Nacionais e Internacionais. Também pratica Iaido (ZNKR) e Kenjutsu. Autor do livro "Zen-Budo, um caminho", em parceria com Mario Coutinho Júnior. É o mais experiente e veterano professor de Aikido, de Brasília.


[ Ordem alfabética ]

Arthur Brant

Brasiliense, casado, biólogo formado pela UnB. Por aqui foi ficando e hoje é servidor público que trabalha na luta da conservação ambiental. Iniciou sua prática no Aikido em janeiro de 2005 no Aizen Dojo, numa das raras vezes que uma promessa de fim de ano se concretiza (“em 2005, farei uma atividade nova!”). A promessa virou encantamento ao admirável mundo novo do aikido; o encantamento, entusiasmo; e do entusiasmo veio a dedicação, até que se graduou faixa preta em 1o grau (Shodan) em março de 2012 pelo ITN. Em 2016, obteve o grau de 2o Dan em Aikido, conforme registro internacional da Aikikai. Ao longo desses anos, participou de diversos seminários nacionais e internacionais ministrados por renomados Senseis tais como Shikanai (Shihan – 7º Dan), Igarashi (Shihan – 7º Dan), William Gleason (SHihan – 7º Dan), Shirakawa (6º Dan), Dionino (6º Dan) e até mesmo com o Doshu, Moriteru Ueshiba. Gosta de música (sobretudo MPB, Jazz, Reggae e do bom e velho Rock’n’Roll) e dedica parte do seu tempo ao estudo de fotografia de forma muito espontânea e amadora. Foi Secretário do ITN em Brasília e colabora com afinco nas atividades de fortalecimento do grupo ITN. A busca pelo equilíbrio e respeito às diferenças são princípios fundamentais na sua prática do Aikido. “devemos buscar ser melhores para o outro; e não do que o outro”.

Bruno Mendonça

Artista marcial desde a infância, cresceu tendo como base o Karatê-Dô Tradicional. Já na fase adulta, em 2005, teve contato com o Aikidô através de seu professor, Gustavo N. Santos, e desde então pratica a arte com ênfase na marcialidade e compreensão pessoal. Durante os anos como budoka teve a oportunidade de treinar com grandes nomes do universo das artes marciais – no Karatê: Tasuke Watanabe, Hiroyasu Inoki e seu pai, Oswaldo Mendonça; no Aikidô: William Gleason, Kazuo Igarashi, Katsutoshi Shirakawa e J.F. Santos – além de ter praticado outras artes e lutas durante a vida. Tem como referência pessoal a frase vinda do niju kun, “o espírito é mais importante que a técnica”.

Carlos Manosso Júnior

Da safra de 71, nascido em Ponta Grossa, Paraná, oficial R2 da Infantaria, pelo 13o BIB, boina preta. Bacharel em Informática pela UEPG, deixou para trás a terra natal para buscar novos horizontes, passando pela capital do PR, Curitiba, para se estabelecer em Brasília em 1999. Empresário na área de Tecnologia da Informação, com excelência em banco de dados e Business Intelligence (BI). Casado, pai de Carol e Carlinhos, dedica-se a família, apreciador de um bom vinho, gosta de se aventurar na culinária doméstica além de um tradicional churrasco. Nas horas de folga gosta de música norteada pelo excelente rock britânico e canadense, instrumentos musicais (violão e contrabaixo), fotografia, filmes e curtir a família. Adepto do lema: “Não fique parado, senão enferruja!”, procura sempre estar em atividade, seja pelo Aikidô, natação, tênis ou corrida. No Aikidô, iniciou suas atividades em 2004, quando conheceu Sensei Santos no Aizen Dojo, de imediato identificou-se com a arte, e desde então fez do dojo uma extensão de seu lar e do grupo Aizen uma extensão de sua família. É faixa preta com registro internacional pela Hombu Dojo-Japão.

Carlos Raisel

Faixa preta com registro internacional, é natural de Itabuna, Bahia, e mora no Distrito Federal há 40 anos. Militar do Exército, caracteriza-se pela discrição, disciplina e camaradagem. Graduado em Administração Pública, além das artes marciais e da atividade física, interessa-se, também, por assuntos ligados ao espiritualismo. Homem educado, metódico e organizado, gosta de passar o seu tempo livre com a sua companheira, família, animais de estimação, viagens, cinema ou simplesmente relaxar em casa.

Carlucio Linhares de Lima Filho

Graduação: Faixa preta 4º grau, (yondan) em JUDÔ e faixa preta 2º grau (nidan) em IAIDÔ. Nascido e criado em Brasília, berço do rock nacional, começou o caminho do BUDÔ cedo, aos 5 anos de idade. Várias vezes campeão regional de JUDÔ, foi homenageado em 1985 pela extinta Liga da Defesa Nacional como o melhor atleta do Distrito Federal nesta categoria. Aos 18 anos, ingressa voluntariamente no exército, servindo como Granadeiro Infante no Batalhão da Guarda Presidencial(BGP). Por seus atributos marciais, integra prontamente o PELOPES (Pelotão de Operações Especiais). Sai como 3º Sargento da reserva. Em 1997, conhece e se apaixona pelo IAIDÔ, no AIZEN DOJÔ, seu lar desde então. Seu lema é: “Acredito que o mestre tem o dever, não só de ensinar a arte marcial em si, mas de ajudar na formação do caráter do seu aluno, conduzindo-o o quanto possível pelos caminhos da virtude!"

Cláudia Carvalho

Jovem, prudente, afetuosa, comunicativa, e de grande empatia. Organizada, pensamento racional e defensor incansável da justiça e da ética. Sempre pronta para colaborar. Aplica energia e vitalidade em tudo que faz. Maneja armas com conhecimento e habilidade. Labora, atualmente, na agência nacional de controle da aviação civil. Bacharel em Direito, sua segunda graduação universitária.

Felipe Rocha

Servidor público e advogado OAB-DF. Natural do Rio de Janeiro. 1979. Casado, dois filhos. Chegou em Brasília em 1984. Prático, objetivo e direto ao ponto são suas qualidades. Praticante de Aikido, Iaido e Judo. Iniciou sua jornada no Budo através do estudo no Ninjutsu, em 1999. Em 2007, atingiu a graduação de faixa preta (shodan) neste grupo que baseava seu treinamento no estudo do Ninjutsu. Também, no ano 1999, iniciou seu treinamento no Iaido no Aizen Dojo. Praticou capoeira e jiujtsu. Faixa preta Nidan em Aikido.

Frank França Junior

Moreno, alto, olhar carismático, valente, meticuloso e persistente em seus objetivos e metas. Amante de cinema, degusta música e leitura. Natural de Brasília (1973), engenheiro civil formado pela UNB (1995). Pós-graduado em Teleinformática e Redes Multisserviços pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (2003). Iniciou a prática de Aikido em maio de 1998 como um dos primeiros alunos do Aizen Dojô. Foi promovido a faixa preta 1º Dan em dezembro de 2003. Em 2005, estagiou em Belo Horizonte sob a supervisão de Shikanai Sensei no Nakatani Dojô. Em abril de 2006 foi promovido a faixa preta 2º Dan e em novembro de 2010 a faixa preta 3º Dan.

Gustavo Nogueira

Brasileiro, paulista quatrocentão. Casado. Seu sangue dos bandeirantes o impulsionou para Goiânia, onde está radicado até hoje. Formado, cum laude, em Comércio Exterior. Aprofundou seus conhecimentos com um MBA da FGV. Gustavo faz parte dos pioneiros do Aikido no Centro Oeste e arquiteto da independência fraternal aikidoista em Goiânia fruto dos seus estudos em Administração. Iniciou seus treinos em 1993 e passou por todas as faixas e já atingiu o 3o. grau da faixa preta (sandan) o que prenuncia a carreira grandiosa para shihan brasileiro. Participa assiduamente de toda programação do Aikidô Nacional, seja estágios com grandes mestres, seja em gashukus e/ou seminários Internacionais. Possui extenso conhecimento em armas (bastão, espada, faca, tonfa,...) e habilidades em outras artes marciais como Judô, Karatê, Iai Dô, Ken Jutsu, Tai Jutsu. Ministra cursos de Defesa Pessoal e instrução para agentes de segurança em geral. Principal assessor do Mestre J.F.Santos para assuntos estratégicos e organizacionais, pois é administrador ferrenho na busca de otimização de resultados e estratégia. Possui Intensa vida artística, pois, toca bateria, harmônica, etc. Adora Blues, jazz e MPB. Registro internacional da FIA e na Hombu dojo de Tóquio. Representa o Instituto Teruo Nakatani - ITN em Goias.

Joub (Varunee Somchinda)

Brasileira naturalizada (Tailândia), Bacharel em Desenho Industrial pela a UnB, começou Aikido quando era universitária na UnB, com o lendário Mestre Coutinho. Dotada de rara sensibilidade, intuitiva, é colaboradora incansável no Aizen Dojo. O seu esforço na busca do autoconhecimento é o traço marcante de sua personalidade. Com senso estético apurado, é pesquisadora visual, lida com designs e web sites. Já executou trabalhos no Ministério de Planejamento, Imprensa Nacional, Correios, etc. Tem paixão pela a Medicina Tradicional Chinesa e terapias naturais. Já estagiou em hospital na China e atualmente cuida das pessoas utilizando ervas, massagens e agulhas. Gosta de viajar e conhecer o povo e sua cultura. É Faixa Preta, 2o grau (nidan), com registro internacional.

Luís Gustavo Miranda Mello

Nascido em Divinópolis, Minas Gerais, já morou em diversos lugares no Brasil e também algum tempo na Austrália. Oceanógrafo formado em Rio Grande-RS, é especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA. Sempre se interessou por psicologia e terapias, tendo iniciado o curso de psicologia. Formado em Tui Na – remedial therapies course pelo Australian College of Natural Medicine e facilitador de Constelação Familiar. Iniciou a prática em Aikido com Sensei Antônio Pádua em Florianópolis, integrando-se ao Aizen Dojo após vir para Brasília trabalhar na ANA. Faixa preta desde 2015.

Mário Coutinho Jr. - AikizenNoKai

Nascido em São Luís - MA, faixa-preta 3o. Dan de Aikido (FIA) e 4o. Dan de Iaido (AJKF). É formado em Educação Física (UnB), 53 anos, casado com a senhora Marinella. É pai de Tiago e Caio. Reside em Roma, Itália.

Ricardo Meira

Psicólogo pela UnB. Filho de diplomata, brasileiro, nascido no Chile. Morou e estudou nos Estados Unidos. Conhecedor de vinhos. Apreciador de cinema, participa de todas matinês do Aizen Dojo. Desde cedo se interessou pelo mundo das artes marciais. Pesquisador incansável de armas e culturas, cheio de dúvidas socráticas. Praticante de Aikido, Kenjutsu e Iaido. Rara sensibilidade musical. É o responsável pelo turma de Iaido do Aizen Dojo. Suas aulas são muito concorridas devido ao seu poder de comunicação, sempre atento, ouvinte e cordial. Obteve o reconhecimento e respeito geral. Solteiro. Faixa preta de Iaido.

Paulo Cezar Valente

1,90m de pura energia. Graduado em Administração de Negócios e Pós-Graduado/MBA em Gestão; é metódico, organizado. Agente/Investigador de Polícia, Instrutor de Armamento e Tiro da Polícia Civil de Rondônia, mergulhador de caça subaquática. Faixa preta 3o dan (sandan). Músico ritmista de rara habilidade. Especialista em elucidação de crimes contra a vida. Não tem tempo ruim, sempre pronto para missão. Com sua determinação e perseverança é imbatível superando todos os óbices, assim recuperou-se de acidente grave rodoviário. O seu lema é paciência e persistência superando a resistência!

Roberto Costa

Descrição: Mestre Roberto - Mineiro de Nova Lima, formado em Matemática, veterano funcionário do BACEN. Já Morou em Sobradinho(DF), agora reside em Anápolis(GO). Formado em Filosofia, com enfase em Clinica; é músico por força genética - seu pai, era maestro - toca violoncelo, gosta de jogar xadrez, faz parte da Orquestra Sinfônica de Anápolis , adora mexer com mecânica de carro, sair pela estrada a fora por este pais, dirigindo!! Motoqueiro Estradeiro !!! Sua alma mineira o leva caminhos de Além-Mar. Observador nato das situações cotidianas permite elucubrar pensamentos originais e singulares. É faixa-preta 2º. Dan, homologado pela Federação Internacional de Aikido.

Thiago Brandão

Nascido em Goiânia, 1980, mãe baiana, pai nissei (falecido), criado, soberana e orgulhosamente pela mãe. É psicólogo da vertente humanista existencial, formado na PUC-GO. Mestrado em Psicologia. Bibliófilo, leitor ávido, se interessa pelos mais diversos temas, em especial filosofia, história e poesia. Concursado, trabalha para a Secretaria da Criança e Adolescente do DF no atendimento de adolescentes em conflito com a lei. Iniciou os treinos de Aikido, em 1997 com o Prof. Ivan Reis, em Goiânia. Viu-se afastado dos treinos durante o curso superior, com breves tentativas de retorno. Terminado o curso, retoma os treinos com o Prof. Gustavo, no CLAM e, vindo trabalhar em Brasília, ingressou no corpo de elite do Aizen Dojo. Procura no Aikido, a compreensão de uma arte e filosofia que, mais do que intelectualmente compreendida, deve ser experimentada, praticada, enfim, vivenciada. (por Santos)

Tiago Borges

Nascido em 17 de dezembro de 1982, natural de Goiânia. Farmacêutico por formação, "aposentou-se" e foi buscar novos horizontes na turma dos concurseiros profissionais. Hoje, atua com gestão de projetos na Segplan-GO. Com mais de uma década de forte estudo e dedicação a arte do Aikidô, e por já haver experienciado diversos seminários internacionais com grandes nomes do Aikidô mundial, está sempre à postos para auxiliar a equipe de Goiás nas atividades administrativas e organizacionais. Seu senso administrativo e sua inabalável formação moral o colocam como um dos pilares do instituto no país. O gosto por duas rodas aumentou, substituindo os pedais por um ruidoso motor, curte passear pelas rodovias do país. Pai, apreciador da literatura clássica e de um bom filme, encontra dificuldades em conciliar tantas atividades e prazeres!

Valdo Lima

Nasceu em Brasília, pratica Aikido desde 1994, formado pela UNEB em Administração - trabalha no Tribunal Superior do Trabalho(TST). Bacharel em Direito pela UDF. Já trabalhou no Ministério Público Federal e Caixa Econômica Federal. Foi servente de pedreiro durante duas semanas, por força da vontade de seus pais, por ter sido reprovado no 1º ano do 2º grau, isso acerbou sua busca ao sucesso profissional. Aprecia leitura. Gosta de dançar e musica MPB. Sua voz radicaliza suas virtudes artísticas. Gosta de cozinhar, é cordon bleu em suas pesquisas gastronômicas.  Suas aulas no Aizen dojo são dinâmicas e repletas de entusiasmo. Treina regularmente bastão e espada: AIKIJO, AIKIKEN e JODO.

Walter Shutz

Formado em Direito pelo CEUB, com especialização em Gestão Judiciária pela UNB. É servidor do Poder Judiciário Federal. Amigo da Paz, seu caráter emerge da vida andeja passada de soldado. Casado, pai de dois filhos. Sempre que pode vivencia seu hobby de gastronomia (e saborear !). Amante da leitura, dos bons filmes, andar de motocicleta e, principalmente, desfrutar da prazerosa convivência familiar. Iniciou a prática de Aikido em 2002, sendo promovido à faixa preta (1º dan) em 2009. Aikikai, Tokyo. (by Santos)

Werley Machado

Brasiliense filho de goianos, casado pai de três lindos filhos. Calmo, sensato, caseiro, solícito, bem humorado, alto astral, gosta de contar piadas (embora sejam péssimas...). Apreciador de música, leitura, sair com a família e curtir cinema com as crianças, arranha um violão e desenha para divertir os filhos. Participa de movimentos em defesa da família e de trabalhos voluntários. Bancário há mais de 20 anos, com experiência em gerenciamento de riscos, auditoria e gestão de projetos. Graduado em tecnologia de processamento de dados, MBA em administração financeira e especialização em controladora governamental.

--xx--