Iaido??- Vamos dizer a verdade!!

- desconhecido

Iai é uma arte, ou um método de treino, usando uma espada sem fio (ou com fio) em uma prática individual. Os Katas (ou seqüências) começam e terminam com a espada embainhada, implicando, portanto, no movimento de desembainhar, cortar o adversário virtual e embainhar a espada.

Em geral, a palavra Iaido é traduzida como o caminho da vida em harmonia, ou a arte de se adaptar a circunstancias, ou o caminho do estar aqui e agora. Os caracteres são Iru (ser), Ai (harmonia) e Do (caminho).

No Iaido, o praticante luta com oponentes não existentes, com técnicas que são totalmente obsoletas, hoje em dia,  sem nenhuma aplicação prática e que nem mesmo comprovaram superioridade técnica em campeonatos ou duelos.

Como um verdadeiro Budo, o Iaido é uma batalha contra você mesmo, despojar-se de medos e emoções. Através dos precisos e imutáveis movimentos do kata, o praticante busca mobilizar todo o seu ser, unificar a intenção, a ação e a espada, sendo vital cada detalhe, como assunto de vida e morte.

Através da união do sentido, da vontade e da ação, a espada torna-se um meio de desenvolvimento espiritual (Seishin Tanren). Por este motivo, cada vez mais pessoas procuram a austera prática, solitária e perene do iaido.

A origem

A maior parte das escolas tradicionais de espada, na prática com parceiro, usa espadas de madeira, como o principal método de treino.

Entretanto, na prática individual pode-se treinar com uma espada real, no entanto, na maior parte usa-se uma espada de metal sem fio.

O Iaido como uma arte que se baseia no iai-jutsu como seu componente principal tem a sua origem geralmente atribuída a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621). Pouco se sabe sobre ele, mas de seus supostos estudantes se originou a maior parte dos estilos de iaido praticados hoje em dia. Embora muitos considerem Hayashikazi como o pai do Iaido, é um erro atribuir a ele a invenção do Iai. Por exemplo, a escola Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu (1447),  antecede a ele em um século e o currículo dela  contém vários kata de iai.

É óbvio, que técnicas de desembainhar espada devem ter sido praticadas desde que a primeira espada foi fabricada e usada pelo combatente.

O estilo Muso Shinden Ryu

O Muso Shinden Ryu é, na verdade, uma coleção acidental de vários estilos relacionados de koryu que eram então populares na região de Tosa (Japão) e tem uma genealogia de dar dor de cabeça a qualquer um. A linhagem oficial tem início com Shimmei Muso ryu de Hayashizaki, mas a maioria dos ryu subseqüentes tem origens bem diversas e a parte inicial da genealogia é comum também a muitos outros estilos.

No século 20, os mestres Oe Masamichi Shikei (1852-1927) e Nakayama Hakudo Hiromichi (1869-1958) reorganizaram e modificaram significativamente o currículo de espada. Estes mestres juntaram um aglomerado de técnicas de três escolas (ryus) em um único estilo, classificando, dentro deste novo estilo (Muso Shiden Ryu- MSR), em grupos de "técnicas básicas” (shoden), outro de "técnicas intermediárias” (chuden) e o terceiro de "técnicas avançadas” (okuden).

O Shoden ou grupo básico é baseado no Omori ryu, fundado por Omori Rokurosaemon Masamitsu.

Omori sensei era um espadachim da Yagyu Shinkage ryu (estilo Bishu) fundado por Kamiizumi Ise no Kami Fujiwara Nobutsuna (ou Hidetsuna), ele também foi estudante de Kage ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto ryu e Kashima Shinto ryu, e foi muito influenciado pelo mestre Zen, Takuan (1573-1645). Omori sensei combinou o kata do Yagyu Shinkage ryu com o do Osagawara Ryu Reishiki do qual ele era também um estudante. Omori  sensei ensinou o seu estilo, junto com o Shinkage-ryu a Hayashi Rokudayu Morimasa (1661-1732) e a Oguro Motoemon Kiyokatsu, ambos os mestres sucessores de Hasegawa Chikaranosuke Eishin Hidenobu no que era então chamado Muso Jikiden Eishin ryu. Eles continuaram ensinando o Omori ryu junto com os outros estilos contidos nesse ryu. No século 20 outro kata foi acrescentado ao Omori ryu, a seqüência e os nomes foram mudados, e o ryu foi deflacionado um pouco para se encaixar em seu novo papel de katas ou formas para iniciantes.

O Chuden ou estilo intermediário baseia-se no Muso Jikiden ryu, fundado por um Onkeibo Chohen de quem muito pouco se sabe. Izasa Ienao (1486-1588), fundador do Tenshin Shoden Katori Shinto ryu, é tido como o 7° mestre dessa escola. O 19° mestre, Hasegawa Chikaranosuke Eishin Hidenobu, era também o 7° mestre do Shimmei Muso ryu de Hayashizaki. Ele ensinou ambos os estilos com o nome de Muso Jikiden Eishin ryu ou Hasegawa Eishin ryu.

As técnicas do Okuden são as mais antigas (se desconsiderarmos a mística criação do Muso Jikiden ryu), e são atribuídas a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu, que chamava o seu estilo de Shimmei Muso ryu.

O Okuden consiste de um conjunto de técnicas ajoelhadas (suwariwaza) e um conjunto de técnicas em pé (tachiwaza). Essa parte da linhagem cruza com muitos outros estilos que dizem ser originários de Hayashizaki. O fundador do Tamiya ryu, Tamiya Heibei Shigemasu era também o 2° mestre do Shimmei Muso ryu, e dos seus ensinamentos derivam também o Shin Tamiya ryu, o Jikyo ryu e o Mugai ryu (os dois últimos se juntaram outra vez mais tarde).

O terceiro mestre, Nagano Muraku foi um estudante de Hayashizaki e Tamiya, e foi um continuador do Shimmei Muso ryu ao mesmo tempo em que desenvolvia o seu próprio estilo, Muraku ryu, enquanto um de seus estudantes, Ichinomiya Sadayu Terunobu, que era também aluno de Hayashizaki, fundava a sua própria escola, Ichinomiya ryu.

Vê-se, então, que é praticamente impossível determinar qualquer elo do Okuden waza atual com o que, seja lá o que, Jinsuke Shigenobu desenvolveu. 

Quando da morte de Oguro Motoemon Kiyokatsu o ryu partiu-se em dois, o Tanimura ha e o Shimomura ha. O Tanimura ha é ainda hoje conhecido como Muso Jikiden Eishin ryu, enquanto o Shimomura ha passou-se a chamar Muso Shinden ryu pelo seu 16° mestre, Nakayama Hakudo. A partir daí, ele, Hakudo, é freqüentemente descrito como o "fundador" do Muso Shinden ryu.
Porém, na verdade, foi somente após a sua morte que seus seguidores começaram a usar formalmente esse nome para denominar o estilo particular de Hakudo.

Nakayama Hakudo estudou ambos Tanimura e Shimomura ha (que na época incluía Muraku ryu. Consta que Hakudo aprendeu este estilo com Hosokawa Yoshimasa), e também Yamaguchi Itto ryu e Shindo Munen ryu (também derivado do Shinkage ryu).
Oe Masamichi, 17° mestre do Tanimura ha, fixou o nome de Tanimura ha na escola Muso Jikiden Eishin ryu e promoveu várias modificações. Ele descartou 2 dos 13 okuden tachiwaza que não são mais praticados. Na verdade, dizem que muito mais foi descartado já que o ryu incluia técnicas de yawara, bo e torinawa como também vários kumitachi. Além disso, novas técnicas foram incluídas como hayanuki e bangai. Assim como Hakudo sensei, Oe sensei estudou Tanimura e Shimomura ha e é considerado, às vezes, como o 15° mestre do Shimomura ha.

Como se depreende do exposto, uma salada russa!!

No entanto, tenha em mente que este quebra cabeça não importa nada para se praticar o moderno Iaido!

A ZNKR

No século 20, a Federação Japonesa de Kendo (Zen Nihon Kendo Renmei- ZNKR) criou um conjunto de katas de iaido conhecido como seitei gata (formas padrão).

Dizem que  o propósito era encorajar os praticantes de Kendo a experimentar o manuseio de uma espada de verdade. Se isso realmente aconteceu ou se é ao contrário - o Kendo influencia o seitei gata- é uma questão a ser debatida longamente. O que importa é que nem todos kendoka praticam iaido e muitos iaidoka não praticam Kendo.

A ZNKR criou também o Kendo no kata, um conjunto de práticas em dupla usando espadas de madeira, que são necessárias para a promoção no Kendo (embora seja questionável, se isso é realmente observado na prática). 

Para se obter as promoções no Iaido do ZNKR é preciso que se pratique o seitei gata. As competições de Iaido também são admitidas no ZNKR. 

Nos exames e competições dos praticantes avançados são exigidos katas de escola antiga ("koryu"), o que também é objeto de controvérsia, pois não fazem parte do setei iai, conjunto padrão. 

O seitei gata "padrão" também muda um pouco a cada ano, embora alguns argumentem que as mudanças não são verdadeiras mudanças, o que se torna outra matéria de questionamento. É ou não é mudança??

No Japão, muitos praticantes de Iaido, especialmente os não praticantes do Kendo, prefeririam estar afiliados a um verdadeiro ryu e obter promoções do ryu do que lidar com a forma padrão (seitei gata). Infelizmente esta opção é rara. O fundamental é que o seitei gata - padrão - tem a vantagem de ser uma introdução decente e responsável ao Iaido que pode ser transmitida por qualquer professor de iaido, em qualquer lugar do mundo.

---
No Aizen dojo, Brasília,  pratica-se o Seitei Gata sob a supervisão de professor faixa preta 4º grau formado no Japão.

há 13 anos 1 mês