Dados sobe o Aikido na UnB

Aikido na Academia Ismar - 1990Dia 08 de Novembro de 1988: início das aulas de Aikido no Centro Olímpico da UnB – pela faixa preta, Professora Veralúcia Pimenta de Moura (aparece de faixa azul na foto), docente do Instituto de Ciências Biológicas.

Dois fatos ameaçaram, no passado, a continuidade do Aikido na UnB (o Aikido ficou à beira da extinção na UnB em 2 ocasiões: a saída da prof. Vera para usufruir de bolsa de estudo no exterior, e a reestruturação das áreas do Centro Olímpico administradas pelo Departamento de Educação Física.

1 - A Professora Vera ficou impossibilitada de continuar as aulas de Aikido na UnB por sua partida para doutoramento no exterior. No entanto, os alunos, em comum acordo, com professora Vera, procuraram Mário Coutinho e o convidaram a lecionar Aikido na UnB. Mário iniciou a lecionar Aikido na UnB, em Janeiro de 1989, quase 2 meses depois que Vera abriu às portas da UnB para o Aikido.

2 - Durante o ano de 1991, Mário soube que possivelmente a área destinada ao Aikido seria utilizada para as práticas do Depto. de Ed. Física e isso poderia ameaçar o futuro do treino do Aikido. Então, ele resolveu assumir efetivamente a vida acadêmica, juntando o útil ao agradável, para poder garantir a continuidade do Aikido. Estudioso e decidido se submete ao vestibular da UNB, sendo aprovado para cursar Educação Física. Assim, se aproximou ainda mais da direção do Depto. de Ed. Física e pode intervir para que o Aikido continuasse na UnB. Com sua dedicação e desempenho acadêmico elevou o Aikido de Prática Comunitária à Prática Desportiva, disciplina curricular da UnB, durante sua estadia como universitário. Os horários da pratica eram seg/qua/sexta, das 19 as 21, com Mário Coutinho e também terça e quinta, de 18:30 as 19:30, com o prof. Nelson. Através deste trabalho o Aikido tornou-se conhecido pelos demais departamentos da grande UnB e garantiu a existência naquele ambiente até hoje.

Aikido na Unb - Santos e Coutinho - foto: Correio Brasiliense 8 de Abril de 1991Posteriormente, Mário Coutinho, tendo em vista sua união com a diplomata suíça Marinella Menghetti passou acompanhar sua esposa fora do Brasil se afastando do Aikido da Unb. Então, este núcleo da UnB passou a ser dirigido e coordenado, somente, pelo prof. Nelson Takayanagi e dona Iliana.

Vale registar o trabalho persistente, diligente e metódico do prof. Nelson que torna o Núcleo de Aikido da UnB como o mais atuante centro de prática de Aikido e de Jodo.