Iaido - Treinamento

Para treinar Iaido é importante ter em mente que não se aprende nada de um dia para o outro.

É preciso ter uma infinita dose de paciência.

Com a prática constante, o abnegado aprende que a persistência no Iaido ensina não apenas a usar a espada japonesa com maestria, elegância e segurança, mas também paciência e autocontrole e, acima de tudo, pode transformar significativamente a sua percepção.

Aquele que pratica Iaido mergulha num mundo simbólico muito particular que o preparará para as contingências da vida. Quem segue em contínua prática do Iaido consolida sua autodeterminação.

Como toda arte marcial, estudar o caminho da espada do guerreiro japonês, é antes de tudo, praticar e praticar. É uma modalidade de Educação Física, não simplesmente pelo aspecto do desenvolvimento de habilidades motoras, mas também, por conduzir a uma atitude equilibrada e saudável nos aspectos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais.

Por requisitar um comportamento respeitoso (pois se lida uma espada e não se pode brincar com isso) o Iaido, de modo geral, é praticado por pessoas que preferem evitar o contato físico direto e que compreendem o significado de um ambiente genuinamente marcial.

Portanto, para quem quiser se iniciar na prática do Iaido, recomenda-se que mantenha uma atitude cortês, que respeite os seus superiores e principalmente não tenha pressa em aprender, pois o caminho da espada não termina com a técnica.

Além desses requisitos indispensáveis, o candidato a praticar Iaido deve possuir o seguinte material:

  • kimono (pode ser o mesmo tipo usado no Aikido, apesar de existir indumentária própria para o Iai);
  • hakamá (“calça saia” japonesa larga) - semelhante à dos faixas pretas de Aikido;
  • kataná, iaito ou bokken (espada japonesa com fio, espada japonesa sem fio ou espada de madeira, respectivamente) - é recomendado aos iniciantes usarem iaito ou bokken, pois não oferecem riscos demasiados já que não cortam;
  • kit de limpeza da espada (informe-se com seu instrutor de Iaido) - para quem usar katana ou iaito

Em alguns dojos/academias existem espadas extras, de madeira (bokken) ou de aço (iaito) que se pode utilizar durante as primeiras aulas.

Recomenda-se utilizar espada própria. No Brasil existe alguns lugares para se comprar tais espadas. Pergunte ao seu instrutor onde comprar.

Como são as aulas

O Iaido constitui arte completamente a parte do Aikido.

O treino de laido e feito com profunda concentração e envolve, quase sempre, o uso de espada afiada.

Se você participa da aula, tome as devidas precauções. Não se situe próximo ou atrás de nenhum praticante. Mantenha uma distância prudente dos demais.

A pratica do Iaido começa no momento da entrada no dojo. Os praticantes devem observar a etiqueta o tempo todo.

E adequado fazer a saudação ao entrar e sair do dojo/academia, ao entrar e sair do tatâmi bem como ao seu professor e colegas. (detalhes em: Comportamento e Etiqueta)

A única maneira de progredir no Iaido e através do treinamento regular e continuo. A frequência não e obrigatória mas, para haver evolução no Iaido, e preciso praticar pelo menos duas vezes por semana, principalmente se for iniciante.

A rotina das aulas, apos as devidas saudações, normalmente se caracteriza por:

  • alongamento;
  • executar kihons (aquecimento com a espada, por exemplo, sacar e embainhar várias vezes);
  • executar suburi (educativos, partes de kata);
  • executar as kata;
  • Awase (simultaneamente com o professor);
  • Ai-uchi com os demais colegas (também simultâneo) ou no seu próprio ritmo, se assim o professor determinar;
  • demonstrar um conjunto de kata, em forma de Embu (performance cerimonial), para o instrutor;
  • aprender/corrigir as kata.

Num processo contínuo o praticante vai moldando-se, lapidando-se e usufruindo as recompensas de sua persistência.

Comportamento e Etiqueta

Anunciando sua presença ao chegar no dojo/academia.

Na entrada do dojo/academia executar saudação japonesa do seguinte modo:

Em pé, com braços ao longo do corpo, reclinar o tronco à frente cerimoniosamente, num ângulo aproximando de a 30º (tal qual o reverenciar japonês – o keirei). Entrar no dojo, cumprimentar os colegas e deixar material (espada e mochila) em lugar adequado.

Aproximar-se da borda da área de treino e executar a saudação ao kamizá (local aonde, conforme cada dojo, fica a foto do fundador, do mestre da academia, bandeira do país ou templo xintoísta) de pé conforme explicado em 1a.

Em seguida virar-se em direção ao professor/sensei/mestre da academia/dojo e também em pé realizar a saudação dizendo, em japonês, ohaiyo gozaimashitá (bom dia), konichuwa (boa tarde) ou combanwa (boa noite) conforme o caso.

Pedido de autorização para treinar

Sendo ou não sempai (veterano), a cada aula deve solicitar ao sensei/professor autorização para treinar. Isso se dá deste modo:

Logo após ter saudado o dojo, cumprimentado os colegas, reverenciado o kamizá e saudado ao sensei, deve-se trocar de roupa (colocar a roupa de treino);

Fazer um breve alongamento, pegar a espada e se dirigir ao sensei;

Mantendo-se a uma distância de mais ou menos 2 metros do sensei, em seizá (sentado de modo japonês), com a sua espada ao seu lado direito (paralela a coxa direita) realizar a saudação ao sensei dizendo: ONEGAI SHIMASU. Se ele o cumprimentar igualmente significa que você pode treinar, caso contrário não.

Aqui cabe uma observação muito importante: se é a primeira vez que você está indo ao dojo e pretende praticar Iaido, antes de tudo, deve contactar o sensei num momento à parte (cuidado para não perturbar o andamento da aula). É de bom tom assistir a aula em local reservado às visitas, no devido momento o sensei se dirigirá a você. Tomando esta precaução você evita perturbar a concentração dos praticantes e ganha a simpatia do sensei pela sua boa conduta. Lembre-se que neste caso “a primeira impressão é a que fica”.

Após ter a autorização para treinar, o praticante deve proceder as saudações ao kamizá e à espada (para os novatos o sensei mostrará como fazê-lo). Em alguns dojos tais procedimentos são em conjunto, em outros, não.

Durante o treino

Não pergunte: FAÇA!

Se o sensei ou um dos sempais (veteranos) o corrigir AGRADEÇA SINCERAMENTE. Eles estão tentando facilitar o seu aprendizado, portanto se esforce para fazer como lhe é orientado.

MUITO CUIDADO. Lidar com espada, mesmo sendo de madeira ou sem corte pode machucar a você ou aos colegas de treino, portanto mantenha uma DISTÂNCIA SEGURA entre si e os demais.

Durante os treinos se acerta e se erra. Faz parte do aprendizado, portanto, quando se pensa que aprendeu a técnica num dia, noutro pode executá-la erroneamente. Tenha HUMILDADE para reconhecer que cada aula é diferente, portanto há sempre o que aprender, corrigir ou melhorar.

Solicitação para se retirar da prática

De modo geral, ao final da aula, os alunos executam/demonstram as técnicas para o sensei (em alguns dojos executam também no início da aula). Após todos, a seu turno, terem executado a demonstração final, a aula pode ser considerada como terminada e proceder-se a solicitação para se retirar da área de treino e em seguida do dojo.

Deve ser da seguinte maneira:

Aproximar-se do sensei (a mais ou menos 2 metros de distância) e em seizá (com a espada a sua direita) executar a saudação dizendo: DOOMO ARIGATOO GOZAIMASHITÁ (significa: “muitíssimo” obrigado);

Se retirar da área de treino e limpar a espada;

Trocar de roupa, se despedir de todos;

Saudar ao dojo e ir embora.