A Constituição do Aikido

O Fundador do Aikido : Morihei Ueshiba
  1. Você, eu e toda coisa neste universo, existimos como parte do fluxo infinito do amor de Deus. Realizando isso, nós reconhecemos que toda a criação é unida pela mesma benevolência.

  2. Harmonizar com a vida é entrar em sintonia com aquela parte de Deus que flui através de todas as coisas.

  3. Proteger e zelar por todas as formas de vida é a nossa missão e a nossa oração, e nós chamamos nosso caminho “Take Musu Aiki”.

  4. Como o ideograma “ai” (harmonia) é também “ai” (amor) eu resolvi chamar o meu budô de Aikidô. Esta palavra, “Aiki”, é antiga. Mas a palavra usada pelos guerreiros no passado é fundamentalmente diferente da minha arte.

  5. Aikidô não é uma técnica para lutar contra ou vencer o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.

  6. O segredo do Aikidô é entrar em sintonia com o Universo e nos harmonizar com o mesmo. Aquele que ganhou o segredo do Aikidô tem o Universo dentro de si e pode falar: “eu sou o Universo”.

  7. Eu nunca sou vencido, não importa o quão rápido seja o ataque do inimigo. Não é porque a minha técnica é mais rápida do que a dele. Não é uma questão de rapidez. A luta acaba antes de começar.

  8. Quando um inimigo tenta lutar comigo, o Universo, ele quebra a harmonia do mesmo. Assim, no momento que o espírito dele resolve brigar comigo, ele já está vencido. Não existe media de tempo, rápida ou lenta.

  9. Aikidô é a não-resistência. Sendo não resistente, é sempre vitorioso.

  10. Aqueles que tem o espírito distorcido, a mente de discórdia, são vencidos antes de começar.

  11. Então, como endireitar a sua mente, purificar o seu coração e ser harmonizado com as atividades de todas as coisas da Natureza? Você deve, primeiro, fazer o coração do Espírito Supremo, o seu coração. É um grande Amor onipresente em todos os lugares e todos os tempos do Universo. Não há discórdia no Amor. Não há inimigo do Amor. Um espírito de discórdia, pensando na existência de um inimigo, cessa sua consistência com o Universo.

  12. Portanto, competir nas técnicas de vencer e perder não é Verdade. A Verdade não conhece a derrota. Nunca ser vencido significa nunca brigar.

  13. Vencer significa vencer o espírito da discórdia em você mesmo. É cumprir a sua missão.

  14. Isto não é meramente uma teoria. Praticando isto, você aprende a aceitar o grande poder de ser uma coisa só com a Natureza.

  15. Se olhar nos olhos do seu oponente, sua mente será atraída para o fundo dos olhos dele. Se olhar para a espada dele, você será cortado por ela. Se olhar para ele, sua mente ficará distraída. A arte marcial verdadeira é a cultivação da atração que traz o oponente inteiro para você. Tudo o que eu preciso é continuar nesta postura.

  16. Isto é o suficiente, mesmo com as minhas costas viradas para o oponente. Quando ele ataca, dando um soco, ele se machuca com sua própria intenção de socar. Eu sou uma coisa só com o Universo, e nada mais, eu sou. Quando eu fico aqui, ele será atraído para mim. Não existe tempo e espaço diante do Ueshiba do Aikidô, só o Universo como é.

  17. Não existe inimigo para Ueshiba do Aikidô. Você está errado se achar que arte marcial significa ter oponentes e inimigos, ser forte e vencê-los. Não existe nem oponentes nem inimigos para a verdadeira arte marcial. O trabalho verdadeiro é ser uma coisa só com o Universo, ou seja, unido com o centro do mesmo.

  18. É necessário um espírito que quer servir à paz de todos os seres humanos para fazer Aikidô, não uma mente que quer ser forte ou que pratique somente para vencer aos inimigos.

  19. Quando me perguntam se os meus princípios de Aiki vêm de uma religião, eu respondo: “não, a Verdade dos meus princípios ilumina as religiões e as leva à complementação”.

  20. Eu estou calmo, e quando atacado, não tenho apego à vida ou à morte. Eu deixo tudo para a Essência do Universo. Se separe do apego à vida e à morte, com o espírito centrado no Universo, não só quando está sendo atacado, mas também no dia a dia.

  21. O verdadeiro budô é um trabalho de amor. É um trabalho de dar vida para todos os seres, e não matar ou brigar uns com os outros. O Amor é o guardião de todas as coisas. Nada existe sem ele. Aikidô é a realização do Amor.

  22. Eu não faço dos homens os meus companheiros. De quem então eu faço meu companheiro? Ki. O mundo não vai bem porque as pessoas fazem companheiros uns dos outros, falando e fazendo coisas bobas. Seres bons e maus formam uma família unida no mundo. Aikidô deixa para fora qualquer apego. Aikidô não chama afazeres relativos de bons ou maus. Aikidô mantém todos os seres em constante crescimento e desenvolvimento, e serve para a complementação do Universo.

  23. No Aikidô, nós controlamos espírito do oponente, antes de enfrentá-lo. Ou seja, nós o atraímos para dentro de nós mesmos. Nós vamos para a frente na vida com esta atração da nossa mente, e almejamos comandar uma visão íntegra do mundo.

  24. Nós rezamos sempre para que as brigas não ocorram. Por esta razão, nós proibimos as competições no Aikidô. O espírito do Aikidô é do ataque com amor e reconciliação da paz. Nesta meta, nós ligamos e unimos os oponentes com a força de vontade do Amor. Pelo Amor, nós somos capazes de purificar os outros.

  25. Entendam Aikidô primeiro como budô e depois como um caminho de servir para construir a família mundial. Aikidô não é para um só país ou alguém específico. O único propósito dele é de desempenhar o trabalho de Deus.

  26. O budô verdadeiro é a proteção com amor de todos os seres, com um espírito de reconciliação. Reconciliação quer dizer ajudar o cumprimento da missão de todos os seres.

  27. O “Caminho” quer dizer ser uma coisa só com a vontade do Universo, e praticar isto. Se separando só um pouco desta vontade, já não é mais o “Caminho”.

  28. Nós podemos falar que Aikidô é uma maneira de varrer os diabos com a sinceridade da nossa respiração em vez de uma espada. Ou seja, transformar o mundo das mentes diabólicas no mundo do Espírito. Esta é a missão do Aikidô.

  29. A mente diabólica cairá em derrota e o espírito levantará na vitória. Nesta hora, o Aikidô dará frutos.

  30. Sem budô um país cai na decadência, pois budô é a vida de proteção com amor, e a fonte das atividades da ciência.

  31. Aqueles que querem estudar Aikidô devem abrir seus corações, escutar a sinceridade do Eu interior através do Aiki, a praticá-la. Entendam a grande purificação do Aiki, praticá-la e melhorar sem impedimento. Começam com boa vontade a cultivação da sua mente.

  32. Eu quero que pessoas ponderadas escutem a voz do Aikidô. Ele não é para corrigir os outros, ele é para seu próprio espírito. Este é o Aikidô. Esta é a missão do Aikidô e deve também ser a sua missão.

4 anos 3 meses atrás