Artigos

Terry Dobson

O trem atravessava sacolejando os subúrbios de Tóquio numa modorrenta tarde de primavera.

Um dos vagões estava quase vazio: apenas algumas mulheres e idosos e um jovem lutador de Aikidô.

O jovem olhava, distraído, pela janela, a monotonia das casas sempre iguais e dos arbustos cobertos de poeira.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Através dos séculos, as religiões têm pregado o amor e a compaixão, e as filosofias têm ensinado a reverenciar a vida. Porém defrontamo-nos hoje com uma situação crescente de violência que parece estar além de qualquer controle humano. O mundo está repleto de divisões irreconciliáveis entre amigo e inimigo, bem e mal, opressor e oprimido. A violência é usada para dominar, destruir e eliminar o adversário. Quando, então, esses objetivos são realizados, procura-se um outro oponente. Quando cessará o ciclo de violência? Como superar as divisões que separam as pessoas?- (artigo completo)

Morihei Ueshiba
  1. Você, eu e toda coisa neste universo, existimos como parte do fluxo infinito do amor de Deus. Realizando isso, nós reconhecemos que toda a criação é unida pela mesma benevolência.
  2. Harmonizar com a vida é entrar em sintonia com aquela parte de Deus que flui através de todas as coisas.
  3. Proteger e zelar por todas as formas de vida é a nossa missão e a nossa oração, e nós chamamos nosso caminho “Take Musu Aiki”.
  4. Como o ideograma “ai” (harmonia) é também “ai” (amor) eu resolvi chamar o meu budô de Aikidô. Esta palavra, “Aiki”, é antiga.- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

A Luz
O Fundador freqüentemente usava a expressão “mais rápido que a luz” ao descrever a teoria do aikidô. Por essa frase ele quis dizer que, assim como a base das técnicas de aikidô consiste em absorver nos nossos próprios movimentos os movimentos do parceiro, o aikidô é, em um sentido espiritual, mais rápido que uma bala, mais rápido mesmo que a própria luz. O aspecto verdadeiramente único do aikidô é que uma pessoa está unida com a natureza, movendo-se com o espírito e a técnica unidos em um só, sempre de acordo com o princípio da rotação esférica.

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Depois de uma longa e cansativa viagem pela estrada antiga Rio-Brasilia, em dezembro de 1971, chegava em Brasília, um casal com 3 crianças, uma delas ainda com três meses, de colo. O que vinha fazer em Brasília, esta família? Por força de determinação da Direção Geral do Banco do Brasil, ele vinha participar da instalação da Gerencia de Operações de Credito São Paulo (GESAP). Este homem, Jose Maria Ribamar Martins deixava o Rio e vinha com a família toda para o planalto Central abrir uma nova fronteira em sua vida. Mas essa história não começa em Brasília, tampouco no Rio de Janeiro.

- (artigo completo)
Carlos Emanuel dos Santos Paiva

Há muitos séculos atrás a China havia um imperador aficionado por briga de galos, a ponto de não perder nenhum espetáculo de rinha.

Conta-se que ele nutria um enorme desejo de possuir um daqueles galos, mas receava que se a ave viesse a perder uma luta sua autoridade imperial pudesse sair arranhada, em razão das chacotas do povo. O desejo e a paixão por briga de galos, entretanto, acabaram falando mais alto e o imperador recomendou que fosse gerada uma ave do cruzamento entre o melhor galo de briga da época com uma galinha de excelente porte.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Desde os tempos antigos, um ditado do budô é: “Comece com etiqueta e conclua com etiqueta.” A etiqueta ensinada no aikidô - respeito mútuo, consideração pelos outros, asseio - não é imposta aos alunos por doutrinação ou ameaças. É a conseqüência natural do aprender a sentar corretamente em seiza e do domínio dos fundamentos do suwari-waza. O corpo reto está relacionado com a retidão da mente. O ponto crucial da questão está no respeito para com o aluno, visto que o desejo de comportar-se de acordo com altos padrões de conduta deverá vir de sua própria iniciativa interna.- (artigo completo)

Valdo Lima

A mistificação do "divino" oriental pela apropriação do arquetipo católico colonizador nas artes marciais no Brasil.

Artigo escrito pelo Dr. Valdo Lima. Sob demanda.

Entre em contato através do Aizen Dojo e converse com o prof. Valdo.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

O Fundador Ueshiba ensinou que o desenvolvimento do nen era a concentração unifocada do espírito, ao buscar a união com a realidade universal que nos trouxe para essa vida na Terra. Quando mente-corpo unificados pelo nen harmonizam-se com o princípio de um universo ordenado, uma pessoa torna-se livre do egocentrismo e o egotismo, dando origem a um poder sobrenatural onividente. A pessoa de acordo com o princípio da mudança universal, move-se habilmente, com leveza e agilidade, capaz de manifestar-se livremente nos movimentos esféricos.

- (artigo completo)
James Collins

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor.

Depois de anos de treinamento incansável, o aluno finalmente chegou ao auge do êxito na disciplina.

“Antes que lhe dê a faixa, você que passar por um outro teste”, diz o Mestre.

"Estou pronto” responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta.

“Você tem que responder à pergunta essencial: Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?”.

- (artigo completo)
Patrick Delmas, Christian Tissier

O Sociólogo e o Combatente.

A implantação maciça das artes marciais orientais nas sociedades ocidentais tem conduzido.

a psico-socidlogia a colocar, nestes últimos anos, a questão do status destas práticas dentro da dinâmica atual. O porquê das artes marciais? artigos e tes~s que analisaram o fenômeno salientam que:.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Algumas mulheres e homens podem apresentar resistência às práticas repetitivas das posturas básicas, mas é uma preliminar necessária para aprender as técnicas. aprender a distanciar-se corretamente (ma-ai) ao enfrentar um oponente pode ser inesperadamente difícil, tanto quanto realizar os movimentos de pés de uma maneira fluente e contínua. O cultivo do poder da respiração ou ki, originando-se no centro e estendendo-se através dos braços e mãos, pode, inicialmente, se constituir num problema para algumas mulheres.- (artigo completo)

Susan Perry, Mary Heiny

Uma faixa preta e muitos anos de treino em arte marcial não garantem a a sobrevivência nas ruas. Até mesmo algumas técnicas podem ser absolutamente deficientes em situação de combate real.O Sr. Bernie Lau, um detetive aposentado de Seattle e instrutor de Aikijujutsu, fundador do Washington Budokan, mesmo 20 anos de treino de Aikido não foi suficiente em uma situação de perigo de vida que enfrentou. Até o incidente ocorrer, Lau achava o Aikido muito útil na sua rotina policial.- (artigo completo)

Kisshomaru Ueshiba

“NEN” E A CLAREZA DA MENTE-CORPO

Ainda criança, quando aprendi que a Terra era redonda, imaginei realizar grandes aventuras. Queria ver se retornaria ao mesmo local se me movesse sempre adiante e em linha reta, dando a volta no planeta, e pensava em abrir um túnel dentro da terra e sair no lado oposto. Suponho que as crianças em todos os lugares têm tais sonhos. Hoje em dia, os jatos com passageiros circulam o globo terrestre constantemente, e podemos facilmente aparecer no outro lado da Terra.

- (artigo completo)
Joseph Toman

Descrições de Técnicas Alternativas

Alan Drysdale escreve (em itálico):

Só um pouquinho mais sério, a palavra de acordo com Alan:

Ikkyo: armar o braço com o cotovelo inclinado para uma maior ou menor extensão a fim de proteger o cotovelo de uke, uke e nage estão virados mais ou menos para a mesma direção, pelo menos por algum tempo.

Ikkyo: Segure o braço do seu parceiro, seja o seu centro.

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Aikido não é religião ou seita. Aikido é um caminho marcial moderno. 

Acima de tudo, todo conselho recebido, sempre, deve ser analisado a luz da razão e dos fatos.

No momento,  observa-se a disseminação de idéias que não encontram apoio na razão ou em fatos. Acreditar que a prática do Jodo vai ajudar no desenvolvimento do Aikido sem  provas lógicas é ingenuidade.

São afirmações sem apoio lógico que carecem de atenção. 

Talvez, exista algum interesse através desta propaganda enganosa.

Veja bem, o Jodo é um koryu, uma arte clássica antiga.

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Formas de treino e de ensino

---

Existem diversas didáticas no formato de ensino e devemos nos fiar nas diferenças entre os praticantes. Devemos considerar em cada turma os alunos como sendo únicos e buscar a instrução customizada, específica para cada aluno.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

A recente expansão mundial do aikidô é surpreendente. A razão disso é o próprio aikidô que, acredito, expressa tanto em princípio quanto na prática a mais elevada forma de arte-marcial-estética-espiritual produzida pela tradicional cultura japonesa.

- (artigo completo)
Ellis Amdur

O Aikijutsu e Aikido derivam da Espada !

Já assisti muitos praticantes de Kenjutsu, assim como já assisti alguns dos melhores praticantes do Kendo no Japão.

Um dos melhores dentre os melhores foi o genro de Morihei Ueshiba chamado Nakakura Kioshi e esperado sucessor do fundador.

Nakakura, por exemplo, argumentou que uma das principais razões pelas quais ele deixou o Kobukan (dojo de Aikido de Morihei Ueshiba) foi porque ele percebeu que jamais chegaria sequer próximo ao nível da técnica do fundador do Aikido.

- (artigo completo)
Fabio Silva Costa

“Nem sempre acontece aquilo que queremos ou que planejamos, mas sempre acontece aquilo que, de um jeito ou de outro, precisamos”.

Essa foi a primeira frase de efeito que ouvi no meu primeiro dia de treino. Fazia um lanche na pequena lanchonete da academia, poucos instantes antes de subir para o vestiário e pôr o kimono e, na hora, pareceu-me, apenas e tão-somente, uma frase de fundo místico e sem muito sentido lógico.

Hoje, entendo melhor o seu significado.

Minha apresentação ao Aikido se deu, em verdade, anos antes de me matricular na academia.

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Gostaria de compartilhar meu pensamento com vocês.

Nesta semana estamos passando, para os que crêem, por uma lembrança de atos de libertação, perdão, reinicio, livramento, entre diversos outros aspectos.

Não importa se a crença é na libertação de um povo, ou de toda a nação ou se  não há crença em nada.

O mais importante é que a idéia de sermos livres de um grande e opressivo mal deve ser festejada.

Que celebremos a idéia de que sempre poderemos recomeçar.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Os estudos revelam que, embora você tenha sido vítima de um ataque, ainda que você tenha se defendido, a recuperação mental do referido incidente vai depender do fato de que você, realmente, realizou alguma coisa para se defender. É muito comum as pessoas ficarem paralizadas durante os confrontos, com a mente congelada. Como podemos explicar isso ?  A chamada “síndrome do congelamento” é uma interpretação errônea do nosso instinto natural de sobrevivência  Quando percebemos o perigo, temos um injeção rápida de adrenalina, preparando-nos para a luta ou para fugir.- (artigo completo)

J.F. Santos (Dos Santos)

Bom dia, boa tarde ou boa noite, 

São Paulo, 23 de agosto de 2014. Diretamente do hotel Akasaka. 

Madrugada fria. Duas horas da manha. Hotel cheio, dado a Bienal do Livro em São Paulo. Estou num apartamento do terceiro andar no hotel Akakasa, na  Liberdade. O resto da equipe ITN está no quarto andar. 

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Brasil e Brasileiros!

O que significa ser brasileiro?

Existe, também, no Aikido Brasileiro!

- (artigo completo)
Benedicto Ferri Barros

"O Bushido consiste em morrer". Como todos os enunciados da essência das coisas, este originou extensas explicações, interpretações e controvérsias.

O próprio Hagakure, em onze volumes, foi e é objeto de infindáveis comentários. Fato incontestável é que o primeiro treinamento do samurai era no sentido de estar pronto, até mesmo para dar-se à própria morte por um dos processos mais penosos que se possa imaginar.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Juntamente com a importância do treino para a criança e jovens, uma outra característica do aikidô que o diferencia das demais artes é o grande número de praticantes do sexo feminino.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Iaido, Kenjutsu e suas origens, a casa da mãe Joana!

O que é o Iaido ?

Iai é uma arte ou um método de treino, usando uma espada real ( ou quase real) em uma prática individual.

Os Katas começam e terminam com a espada embainhada, implicando portanto o ato de desembainhar e embainhar a espada.

- (artigo completo)
Mário Coutinho Jr.

Há pessoas que fazem escolhas baseadas no acaso, enquanto outras preferem uma orientação a respeito. Eis algumas dicas que podem ajudar a escolher.

Determine o seu objetivo primário. As quatro categorias principais são:

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

O DOMÍNIO ÚLTIMO: COMPREENDENDO O CORAÇÃO DO AIKIDÔ

Antes de II Guerra Mundial, um famoso cientista alemão envolvido em pesquisa militar veio ao Japão. Ao retornar à Alemanha, levou consigo muitas espadas japonesas e confiou-as a um instituto especializado em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia do aço para análise científica. O cientista era um admirador das espadas japonesas, respeitava-as altamente e sabia da sua superioridade em relação às espadas européias.

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Tapinhas no tatami podem reduzir as suas despesas médicas.

Jamais continue uma imobilização, uma chave depois dos três tapinhas no tatami.

Na dúvida, sobre se o parceiro bateu, solte na hora - melhor a precaução do que um acidente grave.

Por outro lado, não resista, imprudentemente, quando uma imobilização ou finalização estiver encaixada em você.

Você vai se dar mal com esta atitude, pode lhe custar muito caro, se não tem convênio médico, além de alguns meses de gesso e fisioterapia.

- (artigo completo)
David Russell

Entrevistando Karl Geis 

(Esta entrevista foi conduzida por e-mail, durante um período de 2 semanas. O texto foi escrito por Karl Geis. As perguntas elaboradas por David Russell. O artigo foi revisado por Nicholas Lowry e apareceu, originalmente, no Aikido Journal on Line).

RUSSELL : Existe muita controvérsia no meio do Aikido sobre como enfrentar a velocidade de ataque de um karateka. Como você prepara os seus estudantes para enfrentarem estes ataques?

- (artigo completo)
Carlos Alberto Teixeira

Nesses tempos em que o pessoal instala câmeras em seus micros tornando acessíveis via Web todos os detalhes de sua intimidade doméstica, ainda existe gente que dá grande valor à privacidade. Um interneteiro australiano de nome James Callan <james@emerald.oz.net> nos traz a notícia de que a Sony interrompeu as entregas de sua mais moderna linha de câmeras de vídeo, após descobrir que elas poderiam estar sendo usadas para filmar além do que se enxerga normalmente.- (artigo completo)

Renato Alcântara

Retomo este assunto por ver certas atitudes de alguns grupos querendo se aproveitar da falta de iniciativa das pessoas em estudar para promulgar mentiras e desinformação na net.

ENTENDENDO KORYU BUDO
As pessoas tem dificuldade em entender um aspecto muito importante: o contexto original das artes marciais clássicas (koryu budo).

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Como unir Ki individual e ki Universal??

Para a pergunta de como uma pessoa realiza a união do ki do universo com o seu próprio ki, o trabalho harmonioso e a reação mútua de ambos, a resposta é através de treinamento e prática intensos. Isso faz da harmonia e do amor a essência do aikidô. Ambos estão no coração do aikidô. O Fundador considerava isso como sendo a essência última e a mais elevada verdade.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

O QUE É AIKIDO?

QUANTAS vezes alguém perguntou a você "O que é AIKIDO"?

Se você é como eu, desejaria fazer-se invisivel ou pelo menos ter a mão um toca-fitas com uma mensagem pré-gravada , de modo a evitar a tentar o indefinivel em 25 palavras.

Mas seriamente, o que você termina dizendo quando colocado nesse dilema?
Outro dia fiquei pensando a respeito e preparei uma resposta que me parece aproximada e conveniente para responder à queima-roupa.

- (artigo completo)
William Gleason

Ao falecer o Fundador, em 1969, o treinamento de espada na Hombu Dojo (Academia Central) no Japão deixou de ser parte do currículo. Naquele tempo, o treino com espada estava disponível os alunos mais graduados e era realizado a “portas fechadas”. 
Pelo contrário, o treinamento de desarmar os oponentes continuou sendo parte dos processos de exame até hoje.

Já o estudo do uso e manuseio da espada, para todos os efeitos práticos, foi completamente suspenso.

- (artigo completo)
Yoichi Ozaka

Em 1929, o Almirante Naval ISAMU TAKESHITA começou a estudar Daito Ryu com Sokaku Takeda Sensei e publicou em uma revista um artigo intitulado “Estórias sobre a bravura de Sokaku Takeda”. Este artigo chamou a atenção do jornal Tokyo Asahi, que mandou o jornalista YOICHI OZAKA a Osaka, em julho de 1930, para entrevistar Takeda Sensei que se encontrava viajando e ensinando naquela ilha do norte. O artigo a seguir foi escrito pelo Sr. Osaka e foi publicado, pela primeira vez, em 17 de Agosto de l930.

- (artigo completo)
Stephen Turnbull

Na época dos samurais, existiu o rito do musha shugyo, era a prática de visitar inúmeros dojos e mestres de diferentes escolas pedindo instrução ou fazer abertamente desafios. Neste último caso, o Musha-shugyo era arriscado devido aos ferimentos que poderiam acontecer. No entanto, era uma excelente do samurai testar sua habilidade, melhorar suas técnicas aprendendo o máximo sobre outros estilos de arte marcial.

- (artigo completo)
cultura chinesa

Estratagema 10
Uma adaga embainhada em um sorriso.
Espada na cinta e sorriso na boca.
Antecedentes históricos. 
Outro ditado paralelo a esta estratégia é "A boca é doce como mel, mas o estômago é tão perigoso quanto uma espada”. 
Significa exibir duas faces ou intenções inteiramente diferentes — a da superfície é agradável, mas a intenção oculta é discutível.
A descrição comum para alguém que pratique essa forma de dissimulação é o de “Tigre Sorridente".

- (artigo completo)
Kim Taylor

Estudando Katori Shinto Ryu, no Japão.

Em setembro de 1993, comecei a treinar no Sugino Dojô, em Kawazaki,  Dojô do reconhecido sensei Yoshio Sugino. Eu obtive o telefone e o endereço do Dojô com meu Sensei em Calgary, foi ele quem me introduziu no Iai Dô três anos antes.

Eu nunca vou esquecer aquele meu primeiro dia.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

As ameixeiras vermelhas no nosso quintal estão agora em plena floração.

A vermelhidão delas nos chama muito a atenção. Há flores durante o ano todo no quintal. Durante março e abril,  camélias, marmelos japoneses e lilases continuam a florescer. Além disso, é muito prazeroso ouvir o som cristalino do rouxinol em concerto com outros pássaros.

Após a prática matutina, quando eu me sento a meditar junto com  aproximadamente 100 estudantes, a canção do rouxinol nos faz esquecer que estamos no meio de uma cidade. Tal pureza e claridade nos tocam como uma coisa bela.

- (artigo completo)
Wayne Muromoto

Você está envolvido com uma seita fanática de arte marcial?

Antes de você começar a rir, pense sobre isto.

Enquanto a maioria dos leitores pelo mundo afora não estão provavelmente envolvidos em uma seita, eu tenho uma suspeita furtiva que realmente existam vários grupos de controle mental que abusam dos aspectos das artes marciais a fim de estender seu controle sobre outras pessoas.

- (artigo completo)
Geoff Goodman

“Ferir pessoas é muito fácil. De fato, é tão fácil que você tem que ser cuidadoso para não machucar ninguém.”

Disse Saotome Sensei num gashuku de verão para um grupo de praticantes de Aikido.Imediatamente compreendi o que ele estava dizendo. Ou então pensei que sim.

Certamente, sei que um arremesso descuidado ou um ataque com uma arma poderia deslocar um ligamento ou quebrar um osso.

A palavra precaução, certamente, seria apropriada.

- (artigo completo)
cultura chinesa

Fuga — O melhor procedimento! Fuga  - A melhor opção!

Estratagema 36

De todas as estratégias, "Fuga — a melhor trama", talvez seja a estratégia mais conhecida, mas também a menos compreendida. Muita gente não consegue perceber que se trata de uma estratégia para uma situação desesperadora.

Por exemplo, quando diante de uma derrota definitiva, pode-se agir de três maneiras: a) render-se, b) negociar a paz ou c) fugir.

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Existem muito mal entendidos sobre artes marciais. Talvez mitos trazidos pelos filmes ou anseio emocional de transcender.

Toda hora e a todo momento, sou perguntado sobre qual é a melhor arte marcial.

O pior de tudo é cada vez mais vejo no Aikido pessoas transformando o Aikido do fundador em Harry Potter Aikido Ryu.

Praticantes fingindo que atacam, praticantes que caem, sem sentido, ao simples olhar do nage ou do sensei.

Ataques sem foco, sem direçao, Quedas ou rolamentos espetaculares ou mesmo coreograficos.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Iai é uma arte, ou um método de treino, usando uma espada sem fio (ou com fio) em uma prática individual. Os Katas (ou seqüências) começam e terminam com a espada embainhada, implicando, portanto, no movimento de desembainhar, cortar o adversário virtual e embainhar a espada.

Em geral, a palavra Iaido é traduzida como o caminho da vida em harmonia, ou a arte de se adaptar a circunstancias, ou o caminho do estar aqui e agora. Os caracteres são Iru (ser), Ai (harmonia) e Do (caminho).

- (artigo completo)
autoria indefinida

A seguinte entrevista com O Sensei e seu filho, Kisshomaru, foi publicada em Aikido (o Jornal da Hombu Dojo), por Kisshomaru Ueshiba,Tokyo, Kowado, 1957, pp. 198-219. Foi traduzida do japonês por Stanley Pranin e Katsuaki Terasawa e conduzida por dois jornalistas anônimos. É de uma riqueza de lances valiosos da vida de O Sensei, da história e do desenvolvimento do Aikido.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

A Continuidade da tradição
Tendo discutido o lugar e o papel significante dos alunos mais jovens e mulheres praticantes, não quero encerrar este capítulo sem mencionar as inúmeras pessoas do passado que preservam a continuidade da tradição do aikidô.

- (artigo completo)
Thiago Brandão V. Tauhata

Estas palavras desde já as pressinto muito aquém do objetivo almejado. De maneira similar, no Aikido, ao contemplar meus professores (senseis e alunos) executando técnicas com extrema harmonia e fluidez, percebo a mesma distância quando comparada à movimentação que me é possível neste incipiente estágio.

Contudo, tanto em um caso quanto no outro não devo esmorecer.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Nos últimos anos, tem aumentado bastante o número de jovens alunos de aikidô no Japão. A questão de começar aulas para crianças no Hombu Dojô surgiu há quase 20 anos atrás. A razão para discutir a conveniência de tal iniciativa era que o aikidô enfatiza não só os movimentos físicos, mas, cedo ou tarde, requer compreensão da filosofia que o sustenta.

- (artigo completo)
Ted Howell

Biography. Kobayashi Yasuo sensei, Dojo-cho, Aikido Kobayashi Dojo

Kobayashi sensei was born in Kudan, Chiyoda-ward, Tokyo, on September 20, 1936. He studied at Kojimachi junior high school, Hitotsubashi high school, and then graduated from the Faculty of Electrical Engineering of Meiji University.

- (artigo completo)
cultura chinesa

Como fazer negócio em ambiente corrupto.
Fazer negócios em algumas economias não é fácil, devido à corrupção. Corrupção existe em toda parte, apenas diferindo em grau de um lugar para outro. Uma corrupção elevada pode criar grandes dificuldades para uma companhia e destruir uma empresa se tratada de forma incorreta.

Como é que uma companhia deve lidar com a corrupção?

- (artigo completo)
cultura chinesa

Estratagema chines no. 3
Eliminar o oponente usando um agente externo (estratagema do "testa de ferro"); prejudicar alguém indiretamente sem se expor (estratagem do alibi ou substituto).
Ao usar essa estratégia, também se está tentando "Transferir a culpa para outra pessoa".

- (artigo completo)
Anônimo

Uma xícara de chá
Nan-in, um mestre japonês durante o período Meiji (1868-1912), recebeu um professor universitário que o visitou para fazer perguntas sobre o Zen.

Nan-in serviu chá.

Ele encheu completamente a xícara de seu visitante e depois continuou a servir mais chá nela.

O professor observou o derramamento de chá ate não poder mais se controlar.

"Já está derramando. Não cabe mais nada!"

- (artigo completo)
Adriano Nobrega

Aikido, Gleason Sensei, Método Meir Schneider de Self-Healing e mudança de paradigmas.

- (artigo completo)
autoria indefinida

(omitido o nome da praticante, a pedido!)
Nunca gostei de relatos, pois ninguém sabe a importância, a intensidade que os fatos têm na vida das pessoas. A forma como são sentidos é muito particular, deve-se levar em consideração toda carga sociocultural de cada um, onde outras pessoas poderiam ser submetidas aos mesmos fatos e reagiriam de forma diferente.

- (artigo completo)
Graeme McConnell-Brown

Nichijo, Kore Dojo! – O dia-a-dia é o melhor dojo!
O dojo, o “Lugar do Caminho” (o lugar para estudar o Zen) é onde praticamos as nossas artes marciais. É o lugar onde treinamos intensivamente, aprendemos e ajudamos aos outros. É onde travamos batalhas com o nosso ego e onde conseguimos as nossas maiores vitórias.

- (artigo completo)
Andre Seabra

Senhores aproveito para passar um recado.
Domingo passado fui vítima de um assaldo cometido por 3 bandidos armados na rua dos Caripunas com a 9 de janeiro às 7:10 da manhã indo trabalhar.

Senhores, agradeço por estar aqui mandando esse e-mail pra vocês e peço tenham muito cuidado em qualquer que seja o lugar pois eles estão atacando em toda Belém.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Como falar com os novatos????
Nós temos dificuldades em tentar explicar a “essência última” do aikidô quando questionados por novatos e leigos.

As palavras frustram as simples explicações verbais.

- (artigo completo)
Oscar Motomura

Os dilemas da mudança
Queremos (mesmo) resultados diferentes?
Até que ponto pretendemos ir até o fim na busca de inovações?

Empresas querem inovações, mas não mudam o jeito, predominantemente orcamentário-operacional, de planejar.

Mesmo quando buscam trabalhar aspectos estratégicos, o fazem de forma incrementalista, apenas para melhorar estratégias vigentes.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Aikido nos dias de hoje: um ponto de vista
Traduzido pelo falecido companheiro Ubaldo Alcantara- Salvador-Bahia, autorizado por Stanley Pranin Sensei, transcrevemos, a seguir, a tradução de um artigo daquele mestre respeitado, publicado anteriormente no nº 107, da revista AIKIDO JOURNAL.

- (artigo completo)
Paulo Paiva

"Se as portas da percepção estivessem livres, tudo se mostraria ao homem como é, infinito." -- (William Blake)
Resolvi escrever este pequeno texto porque creio ser importante a divulgação de idéias e opiniões que me são caras, advindas de um doloroso processo de aproximações sucessivas à minha verdade pessoal, e que espero possam servir de baliza a outros Semelhantes.

- (artigo completo)
Cristina Brunetti

Entrei no Dojô, com o coração acelerado repleto de coragem e medos, me concentrei até onde pude e expulsei o medo para longe do tatame.... (ele ficou ali no cantinho a me olhar, rindo de mim)....

Olhei atentamente ao Sensei tentei captar seus passos, mas minha visão necessitava treino para aguçar o sentido de percepção dos detalhes...

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Entrevista com Sensei Yasuo Kobayashi 8 Dan. - Publicado no Aikido Journal.
Neste ano de 1999, da entrevista para o Aikido Journal, Sensei Kobayashi aluno direto do O-Sensei, comemorou o 30º aniversário de seu primeiro dojo de Aikido. Eis o teor desta entrevista:

- (artigo completo)
Philippe Delorme

IAIDO -  SÉMÉ: A ameaça!
A ação de SÉMÉ é essencial para pratica de um Iai autêntico, pois é preciso levar em conta a realidade do adversário. O adversário não tem nenhuma razão para se mostrar cooperativo ou estar conformado em morrer !…

- (artigo completo)
Tsukasa Matsuzaki

Dedicando sua vida ao Aikido, seus professores e seus amigos.
Uma infancia reservada.

Aiki News: O mestre Kobayashi tem treinado Igarashi sensei desde quando era um estudante universitario. Depois disso, mestre Igarashi trabalhou como instrutor para o mestre Kobayashi por muito tempo. Eu ouvi que o senhor veio da prefeitura de Niigata

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Aikidô é essencialmente uma moderna manifestação das artes marciais japonesas (budô). É ortodoxo no que herda da tradição marcial e espiritual do Japão antigo, primeiramente registrada nos trabalhos históricos e literários do séc. VIII, “Kojiki” - Registro de Assuntos Antigos (Record of Ancient Matters) e “Nihongi” - Crônica do Japão (Chronicle of Japan).

- (artigo completo)
Kim Taylor

Por que os Katás com espadas terminam em morte?
Não tem muito tempo eu estava ensinando iaido numa escola do segundo grau. Após uma hora de aula, um estudante me perguntou por que todos os katás terminam com um golpe de fatal. Essa foi uma boa pergunta, uma pergunta que todo estudante de artes marciais deveria fazer. A resposta de cada um irá dizer sobre onde você está em seu treinamento, ou na sua vida.

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Durante todo o meu treinamento em Aikidô, fui confrontado com uma falta em meus estudos. Como não entendemos muito sobre o lado exotérico e teórico do Ki, nos atemos muito à forma física e aos cuidados técnicos de execução para que a força muscular execute o movimento.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Um aluno de aikidô que venha treinando regularmente deve ter algumas visões interiores (insights) pessoais do ki, mesmo não tendo conhecimento da sua origem histórica e teórica. Como foi salientado anteriormente, o ki é um antigo princípio que constitui o ponto crucial das filosofias e religiões do leste asiático.

- (artigo completo)
Mitsugi Saotome

O presente é o agora. O ontem ficou na memória, o amanhã uma esperança, mas o agora é realidade. Mas, como não existe separação entre passado, presente e futuro, todos estão contidos neste momento, nesta realidade, o momento decisivo para reação sem hesitação.

- (artigo completo)

Martins Shihan – O Primeiro 6º. Dan de Brasília. Mestre Martins tem 45 anos de pratica ininterrupta  de Aikido!! E continua praticando firme e disciplinadamente. É um missionário da arte em Brasilia. É um shihan de fato, pois é o mais antigo praticante de Aikido em atividade no Brasil, embora não seja shihan por direito, imerecidamente. Que importa?

Para todos nós, ele é o nosso Shihan.

Com certeza, esta injustiça será reparada!!!

Para seus alunos e ex-alunos é um verdadeiro Shihan.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Quantas vezes alguém perguntou a você "O que é o AIKIDO"?  Se você é como eu, desejaria fazer-se invisível ou pelo menos ter a mão um toca-fitas com uma mensagem pré-gravada, de modo a evitar a tentar o indefinível em 25 palavras. Mas seriamente, o que você termina dizendo quando colocado nesse dilema? Outro dia fiquei pensando a respeito e preparei uma resposta que me parece conveniente para responder à queima roupa. Eis aí:

- (artigo completo)
Valdo Lima

Se você fizer esta pergunta a diversos praticantes, muito provavelmente você terá uma resposta distinta para cada pessoa perguntada. Portanto, ao ler este texto pense sempre que as informações aqui contidas são vistas a partir de um ponto particular, o meu ponto de vista.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Reportagem sobre a cerimônia de possse do terceiro doshu do Aikido - Moriteru Ueshiba

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Mitori geiko. Aprender olhando,  assistindo!!!
Para razões diversas, quando não se pode treinar no dojo, é bom assistir às aulas e observar. É o que os sensei japoneses chamam de MITORI GEIKO. Nós, brasileiros, chamamos de aluno ouvinte!!

Pessoalmente, pratico muito essa maneira, seja por vídeos, seja in situ, nos seminários.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Prezado Mestre,
Trouxe esta pequena lembrança, como dedicação!
É uma vela artesanal!

Antes de fazer qualquer anotação em diário ou avaliar algo que lhe acontecerá hoje, peço-lhe, respire fundo por um minuto, relaxe e acalme o espírito.

Depois acenda a vela, diante dela, leia calmamente o teor desta carta!

- (artigo completo)
Antonio Almeida

Mestre Dos Santos, há uma crônica de Machado de Assis intitulada "A Linha e a Agulha" que, em linhas gerais, afirma que na vida, existem pessoas que agem em relação a nós como a agulha, que vai abrindo o caminho para que a linha passe e cumpra o seu papel de costurar os tecidos.

- (artigo completo)
autoria indefinida

A gratidão do reconhecimento a um pioneiro! Entrevista com Koichi Tohei Sensei - 9 Dan- (from Aikido Journal)

Koichi Tohei, é uma das pessoas mais qualificadas para falar a respeito da história do Aikido. A maioria dos shihan do aikido da atualidade (mesmo aqueles de sétimo dan ou acima), foram, em algum tempo, instruídos por Tohei.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Cultivando o espírito marcial
Todos iniciam a pratica do Aikidô motivados por um propósito específico ou um conjunto de metas. Entre os mais comuns está o desejo de aprender a Defesa Pessoal, ou ficar em forma ou encontrar companhia (amizades). Com o passar do tempo estas metas tomam um sentido diferente conforme as pessoas começam a experienciar os efeitos transformadores que o Aikidô tem na vida as pessoas.

- (artigo completo)
autoria indefinida

O Iaido- A espada que acalma

Iai tem como objetivo o autodomínio do praticante e a derrota do adversário sem a necessidade de desembainhar a katana, i.e. a conquista psicológica do adversário sem que haja necessidade do uso da espada.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Aplicando o princípio da arte da espada no Aikido e na vida!

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Em 1992, viajei com minha família para o Rio de Janeiro. Lá, um parente de nossos conhecidos ao ver-me agitando um “cabo de vassoura”, como se estivesse lutando com o ar, chamou-me e mostrou uns movimentos de luta com bastão. Mas, como eu tinha pouca idade, achei os movimentos retos e monótonos demais.

- (artigo completo)
autoria indefinida

Raios que o partam!! NUKI TSUKE.

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Alguns praticantes buscam encontrar um sentido mais amplo para o Aikidô, porém, algumas academias nem se preocupam com estes aspectos e outras se preocupam tanto que nem treinam.

Vejo que o Aikidô possui diversos sentidos e gostaria de compartilhar um particular com vocês.

  "O Aikidô é a arte de saber cair e levantar"

- (artigo completo)
Joel Brozovsky

AIKIDO - O caminho do amor espiritual
No mundo atual, o aikido está se tornandc cada vez mais conhecido. O que não tão bem conhecido é que o fundador do aikido, Morihei Ueshiba, foi um discípulo de Onisaburo Deguchi, co-fundador da Oomoto. Uma fase inicial da desenvolvimento do aikido foi realizada nos centros da Oomoto em Kameoka e Ayabe.

- (artigo completo)
Susan Perry, Mary Heiny

Entrevista com Sensei Massamichi Tanaka, realizada pelas reporteres Susan Perry e Mary Heiny. Essa entrevista foi feita na sede da Omoto, em Kameoka, Japão, em Outubro de 1998. Masamichi Tanaka(MT) é chefe do Departamento Internacional da Omoto, orgão de cooperação inter-religiosa.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Aikido e o fim do tabu sobre o contato
Uma das questões em que o Aikido pode ser mais importante na vida de um indivíduo é uma das menos mencionadas. É a questão do contato. Seres humanos precisam ser tocados.

- (artigo completo)
Kensho Furuya

O que realmente significa ser um faixa-preta? Por Reverendo Kensho Furuya (1948-2007)

- (artigo completo)
autoria indefinida

Entrevista com Morihiro Saito Sensei por ocasiao de seminario realizado no dojo de Gaku Homma sensei, em Denver, Colorado. 

Morihiro Saito Shihan (Aikidai 9º dan) começou a praticar Aikidô em 1946 com o Fundador do Aikidô, Morihei Ueshiba, no Dojo de Iwama. Este ano marca o 50º aniversário de sua dedicação à prática da arte do Aikidô. Ele publicou muitos livros, incluindo os 5 da série clássica Traditional Aikido, e ele aparece em vários vídeos.

- (artigo completo)
Mário Coutinho Jr.

Um conceito do mundo das artes marciais que serve para qualquer situação de busca do conhecimento: Shuhari

Shuhari significa, aproximadamente: "aprender primeiro, em seguida, desvincular, finalmente transcender".

shu (守) "proteger", "obedecer" - sabedoria tradicional - Fundamentos da Aprendizagem, técnicas heurísticas, provérbio

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Sokaku Takeda e Daito-ryu Aikijujutsu.

- (artigo completo)
Stanley Pranin

Uma Perspectiva Revisionista Da História Do Aikido

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Sempre após a visita de instrutores japoneses ou intercâmbio de alunos estrangeiros, tem-se agitado a controvérsia entre o método de se ensinar Aikido.

Professores de renome se pronunciam, antagonicamente, em relação aos métodos de uns e outros.

Por exemplo, na SueciaHolanda se opta pelo treino suave e lento.

- (artigo completo)
Ted Howell

Vou compartilhar alguns pensamentos com vocês. Aqueles dentre vocês que tiveram a sorte de assistir ao Aiki Expo em Las Vegas realizado em maio passado (graças ao esforço de Stanley Pranin, um trabalho bem feito!) e viram as aulas de Sensei Katsuyuki Kondo, da principal linha de Daito-ryu Aikijutsu, já sabem o quanto essa arte é incrível e dinâmica.

- (artigo completo)
William Gleason

Iniciarei com os eventos que me conduziram a descoberta do aikido e até o encontro com meu primeiro professor, Yamaguchi Seigo. No inicio de 1960, após uma carreira competitiva de ginasta campeão, eu terminei o high-school, ou melhor, a escola secundária terminou comigo.

Eu tinha amigos universitários que faziam parte da sociedade boêmia de Mineápolis e eu passava o meu tempo no mundo musical do campus universitário.

- (artigo completo)
Paulo Coelho

Criado pelo japonês Morihei Ueshiba (1883-1969), o aikido é a única arte marcial que pratiquei, e em minha opinião é uma das mais interessantes. Ano passado publiquei nesta coluna alguns dos textos de Ueshiba, coletados por seus discípulos durantes suas conversas. Este ano, quero desenvolver livremente algumas de suas idéias a respeito dos confrontos pelos quais temos que passar:

- (artigo completo)
Gustavo Nogueira Santos

Muitas vezes presenciei um instrutor, ou um praticante, de artes marciais executando as técnicas de extrema violência e sem o consentimento do seu Ukê (colega de treino que é dominado). Minha impressão inicial é de que o executor da técnica está se aproveitando da posição para maltratar o parceiro.

- (artigo completo)
Onisaburo Deguchi

A verdadeira felicidade consiste no amor recíproco, na amizade, no agradecimento.

Todo ser vivente, sente necessidade de uma companhia, e aquele que pisa sozinho a tortuosa estrada da vida, não há dúvida, sente-se solitário.

Alguém disse :

- "Não há nada mais satisfatório que trabalhar para quem amamos ou para quem quer ser por nós amado".

- (artigo completo)
Gustavo Gouveia

O termo Iai foi usado pela primeira vez por Ienao Izasa (também conhecido pelo nome de Choisai Izasa), fundador da Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, na segunda metade do século 15. Ele desenvolveu uma série de técnicas baseadas no saque rápido da espada que chamou de Iaijutsu. Esta escola treinava o uso de várias outras armas, como lanças, dardos, bastão, etc.

- (artigo completo)
Alfredo Biscaia

EXECUTIVO NÃO É SACERDOTE!!!!  "OBEDIÊNCIA, NÃO, DISCIPLINA SEMPRE.
Obediente, segundo Aurélio, significa: submisso, vassalo, dócil e humilde. Dócil e humilde, quando apresentados como sinônimos de submisso e vassalo, adquirem significados diferentes.

É extremamente agradável e gratificante conviver com pessoas dóceis e humildes, ao contrário de agressivas e arrogantes.

- (artigo completo)
Kisshomaru Ueshiba

Liberdade e espontaneidade no movimento esférico são características básicas do aikidô. No que concerne aos movimentos de rodar e girar em torno de um eixo (Tai-sabaki), os movimentos esféricos são o alfa e o ômega do treinamento. Essa ênfase no dinamismo da esfera levou a vários e interessantes desenvolvimentos.

- (artigo completo)
J.F. Santos (Dos Santos)

Erratas e omissões no livro Zen Budo – um caminho!

- (artigo completo)